Translate

sábado, 29 de março de 2014

Tímbal de alheira com espinafres e passas

Este fim de semana ando por terras transmontanas e, como tal, nada melhor do que comer uma boa alheira produzida localmente com um pedaço de pão de trigo cozido em forno de lenha? Como havia un espinafres e algumas batatinhas cozidas com a casca para gastar, esta é a minha proposta para este fim de semana.
Ingredientes para 4 pessoas:
3 alheiras
700 gramas de batata nova cozida
150 gramas de folhas de espinafres lavadas
2 dentes de alho laminados
50 gramas de passas
1 dl de azeite
Rúcula para acompanhar
sal e pimenta preta q.b.
Começamos por retirar a pele das alheiras, e colocar o recheio num tacho anti-aderente quente com um pouco de azeite; mexemos até cozinhar um pouco e ficar com algumas partes crocantes.
Numa frigideira grande, colocamos o azeite e deixamos aquecer. Juntamos ao azeite os alhos laminados, seguidos dos espinafres; salteamos por 2 minutos e, seguidamente, juntamos  as batatinhas cortadas em rodelas ou cubos; temperamos com sal e um pouco de pimenta preta e adicionamos as passas. Esmagamos ligeiramente com um garfo e retiramos do fogo.
No prato, utilizando um aro para empratar, enchemos até dois terços da altura com o preparado as batatas e o restante com  o miolo de alheira. Com cuidado, retiramos o aro e dispomos por cima um pouco de rúcula, que regamos com um fio de azeite.
É importante servir bem quente.

1 comentário:

  1. Eu gosto muito de alheira e achei a sugestão uma delicia.
    Apresentação já abre o apetite.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar