Translate

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

"Bica de laza" - Bolo de claras e natas

Continuam a haver Tupperwares de claras no frigorífico, outras no congelador... e hoje foi dia de usar algumas. Há já algum tempo que provei a receita de Bica de Laza da Paula do blogue espanhol The Culinary Scene A bica é um daqueles bolos perfeitos para acompanhar uma chávena de café ao pequeno almoço ou a meio da tarde, e tem a vantagem de se conservar em excelente estado durante vários dias. Esta receita é, sem dúvida, das minhas preferidas, não é muito doce e a massa é tão mas tão fofa que quase se desfaz na boca..Ah, mas para contrastar tudo isto tem aquela crosta de açúcar e canela.. Bem, não conto mais, experimentem e digam-me a vossa opinião ;) 
A receita original está em espanhol e pode ser consultada AQUI.

Ingredientes:
9 claras de ovo
350 gramas de açúcar
250 gramas de farinha de trigo
200 ml de natas com, pelo menos, 30% de matéria gorda

Para a cobertura:
100 gramas de açúcar
2 colheres de chá de canela

Preparação:
Misture o açúcar da cobertura e a canela e reserve.
Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Bata as claras e, quando começarem a ficar firmes, adicione o açúcar, sem parar de bater, até obter um merengue brilhante e firme.
Adicione metade da farinha peneirada, envolvendo cuidadosamente.
Bata as natas, mas sem formar chantilly, queremos que elas fiquem apenas cremosas; Adicione-as ao preparado das claras e mexa, envolvendo com movimentos suaves.
Adicione, agora, a farinha restante também polvilhada e envolva com as varas cuidadosamente para não perder o volume da massa.
Verta o preparado no tabuleiro forrado, alise e polvilhe com a mistura do açúcar e canela. Leve ao forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito!


Sem comentários:

Enviar um comentário